sábado, 16 de outubro de 2010

Espiritualidade para iniciantes.

"Porque fé, quando não se tem, se inventa."

Caio F. Abreu.



Estava eu, deitada na sala com a minha mãe, assistindo uma série sobre espíritos quando numa determinada cena, ocorre um diálogo entre a protagonista e o espírito de uma médica que me intriga e eu, sem pensar, solto:
-Ah vá, essa médica está mentindo.
Minha mãe, com a maior calma do mundo, me olha e diz:
-Claro que não, espíritos não mentem.
Na hora, acabei rindo dessa frase inusitada, mas minha mãe se explicou:
-Mentira é algo que só tem utilidade nesse nosso mundo hostil. Quando se passa para o tal outro plano, as coisas ficam mais claras e truques como esse, tão velhos, não funcionam. As ações, intenções e emoções tornam-se transparentes.
Quase ri pela segunda vez, mas me contive e parei para pensar. Não que eu goste de pensar sobre a mentira, suas origens e destinos, mas fiquei intrigada não só pela raridade do pensamento, mas pela forma como minha mãe o abordou. Tudo bem, era só uma cena de uma série qualquer, mas vindo dela, que não tem a religiosidade como característica principal, me fez questionar sobre as coisas que quero levar deste plano, para o outro (daqui a muito tempo, espero.) e de alguma forma me provou que pode haver fé sim, mesmo inventada.

2 comentários:

  1. Olha que, de tudo que há de intrigante sobre este outro plano, nunca tinha pensado sobre esse aspecto da mentira. Sua mãe tem razão, e concordo também que a religiosidade pode não ser característica de alguém, mas podemos ter fé no que quisermos, mesmo que tenhamos acabado de conceber a idéia da nossa crença.
    Beijos!
    Ah, adorei seu texto de um ano de namoro, lindo. Parabéns a vocês, que venham muitos outros aniversários e muita felicidade! Vamos planejar nossa viagem para o ano que vem hein, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Problema é quando as pessoas, desse nosso plano, só sabem mentir e trapacear né?

    www.identidadenoroeste.com

    ResponderExcluir