segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Feliz Ano Novo?



"Mude, mas mude devagar. Pois a direção é mais importante que a velocidade."

Desde que 2009 se foi, ela estava ouvindo as mesmas frases, repetidamente, como num eco. Mas esse não parecia estar se afastando como de costume. Ouvia as mesmas expectativas, os mesmos desejos, as mesmas esperanças, de pessoas totalmente diferentes. Desejavam deixar 2009 para trás o quanto antes. Logo ele, que não fez nada de errado, que não foi nem de longe um daqueles anos marcado por tragédias. Não se importaram, queriam o tão sonhado "ano novo" logo. E 2010 veio, sem que ela pudesse perceber.
Tinha certeza de que 2010 preferia ter chego de mansinho, aos poucos, para que todos pudessem se acostumar com ele. Pelo contrário, queriam-no depressa, rápido, sem tempo para adaptações.  Teve medo. Por que é que todo mundo espera tanto de um ano novo? Por que tanta ânsia para que as coisas mudem? Ela gosta da mudança, do movimento, e até mesmo do novo, mas não gosta quando o desespero se mete entre eles. E as pessoas pareciam estar exatamente assim: desesperadas.
Sentiu-se culpada. Será que é pecado não ter pressa? Pensou que se a mudança viesse rápido demais, talvez as coisas saíssem do controle, e ela não gosta de perder o controle.
Buscou abrigo naquele em quem mais confiava e ficou feliz ao perceber que o mesmo também não tinha pressa. Assim como ela, tinha planos, mas não pressa. Depois de perdoar a si mesma por estar tão acomodada, permitiu-se pensar nas mudanças que espera desse novo ano e principalmente naquilo que ela deseja exatamente igual em 2010: Ele.


Feliz 2010 à todos. (Um tanto quanto atrasado, já que não tenho pressa.)
Que esse novo ano seja repleto de coisas antigas.


7 comentários:

  1. "..talvez as coisas saíssem do controle, e ela não gosta de perder o controle."

    Frase meio Caio Lafayette esse...uhauhauha

    Belo texto. Sempre que escrevemos expressamos um sentimento nosso, que representa aquilo que estamos sentindo. Não que as palavras exponham completamente nosso momento, mas as entrelinhas nunca mentem.
    Acho que esse é o retrato do seu texto. Me lembrou algumas conversas nossas no decorrer desses últimos 40 dias. Uma delas no O'malleys.
    Sabe: admiro sua calma e sua despreocupação. E confesso ter percebido a passagem de um ano para outro um pouco mais tarde que a maioria.
    Talvez seja comodismo, como você ousou definir; mas talvez seja, simplesmente, segurança e, também, sentimento de realização momentânea.
    É importante termos planos; mais importante ainda é tomarmos atitudes para que os planos sejam concretizados.
    Agora, importância por importância, o que interessa é 'fazer valer a pena', pois 'no fim, tudo é uma piada.'

    ResponderExcluir
  2. Aposto que o "ele" é o Caio...
    hahaha
    Isa tá ótimo seu texto....vc escreve bem pra caramba!
    Eu gostei de 2009 também, me trouxe surpresas muito agradáveis e me fez mais madura em relação a mim mesma.....Mas desejo que 2010 seja ainda melhor para mim e para todos, porém vc tem razão...tudo com calma....com muita calma ...

    ResponderExcluir
  3. Bah, 2009 foi horrivel! XD

    Pra você ver, ainda bem que 2010 chegou, e olha quem foi rápido assim, demorou pra carai. Meu 2010 já começou benzão ahaauhaauahauahua

    E bem atrasadinho seu feliz ano novo. Atrasado demais, até pra quem se atrasa ahauahauahauhau

    ResponderExcluir
  4. Bom, acho que o importante é q 2010 seja um ano repleto de coisas boas ~ deixemos as coisas ruins para o passado, um passado longe e esquecido !

    Se quer saber, meu ano ainda nem começou...

    Ai meus 15 anos (se sente velha) rs ;x

    ResponderExcluir
  5. QUE BOM QUE ACABOU 2009!!! Feliz ano novo! Denovo e denovo!! ahehaeheahaeheahea
    Bjo Isa! Saudade dos seus posts aqui, com ou sem Caio Fernando Abreu. (El Loco Abreu)
    :D
    Vou ficar de olho aqui sempre, mantenha nos atualizados... quanto a mudar devagar, to fora! Melhor mudar de uma vez ou não mudar nunca.

    ResponderExcluir
  6. Ei, texto ótimo! Lindo! E é verdade, nem tudo pode mudar com o ano novo, algumas coisas tem que ficar.
    Feliz 2010 beeem atrasado, mas de coração. Que seja realmente feliz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ah, como eu sou lerda! Foi a primeira coisa que pensei em falar e esqueci... Gostei do novo layout do blog! xD
    Bjs!

    ResponderExcluir