segunda-feira, 25 de maio de 2009

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Pela primeira vez, vou escrever sobre política no blog. Porque? Simples, eu nunca estive tão revoltada politicamente como estou nesse momento. Não, eu não voto, mas e daí? Não ser eleitora, não significa que não possa questionar algumas coisas.
Tenho lido muito jornal esses dias, tenho assistido a programas que falam de política e para variar, nada de muito novo. Deputados e senadores falando e fazendo bobagens, alguns eleitores mostrando indignação, mas a maioria nem sabe o que está acontecendo.
Enfim, não estou aqui pra discutir sobre bons ou maus eleitores, só quero compartilhar com você, um movimento que minha mãe descobriu esses dias na internet, e que eu achei digno de um post aqui.
Se chama "Movimento de combate à corrupção eleitoral" e apesar de parecer óbvio e clichê, trata de um assunto que nem sempre é discutido ou comentado. Assunto esse que me deixou realmente intrigada. Porque políticos podem se candidatar mesmo estando respondendo por processos criminais? Não digo só crimes eleitorais, quero dizer qualquer tipo de crime! Alguns deles, respondem por crimes gravíssimos e estão lá, lançando suas candidaturas e muitas vezes, se elegendo.
Atualmente, os políticos podem se candidatar enquanto o processo corre na justiça, o que é um absurdo, porque todo mundo sabe que os processos criminais no Brasil demoram anos. O MCCE criou um projeto de lei defendendo que políticos não podem se candidatar, enquanto estiverem respondendo por tais processos. E lançaram a campanha "Ficha limpa!" que consiste em coletar assinaturas suficientes para propor o projeto de lei de iniciativa popular no congresso nacional, maaaas o voto não pode ser eletrônico, tem que ser impresso mesmo (pra dificultar, claro), e enviado à um endereço em Brasília.
Não sei vocês, mas eu acho que se alguém é processado por alguma coisa, mesmo que ainda não tenha sido declarado culpado, ele não deveria se candidatar a cargos desse nível. E caso se candidatasse, deveríamos ser os primeiros a saber sobre os processos pelo qual ele é acusado. De qualquer forma, a questão é que apesar de ser um objetivo nitidamente difícil, não é impossível e acredito que com um pouco de boa vontade e consciência podemos fazer isso, e muito mais.

Para saber mais:
Site do MCCE
MCCE lança Projeto de Lei de Iniciativa Popular

Um comentário:

  1. Sou suspeito para falar, afinal, meu blog trata muitas vezes de política e sempre deixo claro ser interessadíssimo no assunto. Mas o fato é que o tema tratado no post é muito importante. Sempre defendi o fato de políticos que estão respondendo a processos não poderem se candidatar. Porém, pensando um pouco mais, percebo que deve haver uma filtragem quanto a isso. Afinal, processar alguém é muito fácil e, como você disse, para o caso ter solução demora...sendo assim, qualquer um poderia impugnar a candidatura de alguém...se tornaria uma 'estratégia de campanha'. Apesar de entender o fato de você não querer criticar os eleitores, tenho que fazer uma observação: caberia a todos nós analisar a situação do cara em que queremos votar. Saber o que fez em seu passado, qual a sua atuação no presente e o que pode ajudar em nosso futuro. Se cada um fizesse isso, não teríamos problemas como o que existe hoje.

    Obs: adoro iniciativas que visem mudar, melhorar ou pelo menos gerar discussão. Isso sim é democracia (lembra do meu post?). Parabéns. Bjao

    ResponderExcluir