terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Família ê, Família á, Família...

"E caminharás devagar pela casa, molhando as plantas e abrindo janelas para que sopre esse vento que deve levar embora memórias e cansaços."
Caio Fernando Abreu.


Pai e filha, após uma daquelas brigas típicas entre adulto e pré-adolescente, se encontram sentados na varanda da casa de praia, em silêncio. Uma borboleta voa pertíssimo deles, parecendo brincar com a impaciência de ambos. O pai, sem esperança de reconciliação, levanta, ameaçando deixar sozinha a filha, que agora não consegue parar de olhar para a borboleta. Era de um amarelo forte, alegre. E aquela alegria só permaneceria ali por mais 24 horas, ou menos. A menina sentiu um aperto no peito. Levantou-se e abraçou aquele de barba branca à sua frente, antes mesmo que ele pudesse reagir. "Eu te amo, pai."

***

Eram 02:30 da manhã. Acordou um tanto quanto assustada, olhou para os lados, e se perguntou de onde tinha vindo o barulho que a fez despertar. Nada. Será que havia sonhado? Não importava mais, já sentia medo. Tentou, em vão, pegar no sono novamente, até decidir que iria para o lugar mais seguro da casa: O quarto da mãe, solteira há anos. Com seu travesseiro debaixo do braço, abriu a porta devagar, temendo acorda-la, e deitou-se na cama, grande o suficiente para as duas mulheres da casa, mas que a mãe se recusava a deixa-la dormir todos os dias. "Você já é uma mocinha" diziam a ela. "As vezes, eu daria tudo para não ser uma mocinha." pensou, segundos antes de pegar no sono.

***

Os dois sempre dividiram o quarto. Cada cama colada em um lado diferente da parede. Cada parede com fotos de pessoas diferentes. Cada foto guardando lembranças diferentes. Cômodas e armários com roupas e sapatos diferentes. Um mesmo quarto guardando vidas tão diferentes. Eram diferentes, mas eram irmãos. E por serem irmãos, todas as noites antes de dormir, sentavam cada um em sua respectiva cama e contavam sobre seus respectivos dias. Discutiam questões sociais e choravam mágoas. Depois de dividirem tanto de suas vidas com o outro, desejavam boa noite, dormiam... E sem perceber provavam que o amor supera qualquer diferença!

8 comentários:

  1. "..Mãe, primo, pai, avô, padrinho
    Zelador, juiz, vizinho
    Tio, cunhado, irmão, avó
    Família é um assunto complicado
    Quem não gosto mora ao lado e o mais velho mora só
    Pois traga um colchão aqui pra sala
    Por que é que não se junta tudo numa coisa só?.."

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma família capixaba muito grande ... Família. A minha, como suponho que a de todos sejam, é muito engraçada, me rende muitas confusões, me fazem passar vergonha, raiva e os melhores momentos da minha vida. hauhauahu
    Eu os amo mais que tudo ♥

    ResponderExcluir
  3. Interessante, três abordagens tão diferentes sobre família XD.

    Não chego nem perto de me enquadrar em nenhuma delas, mas confesso que gostaria...

    ResponderExcluir
  4. O livro se chama "Aprendendo a Viver" de Clarice Lispector. beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Relações em família são meio comoplexas às vezes (só às vezes?...), mas gostei dos textos. No fim, algo mais forte sempre nos une com essas pessoas que são "da família", e no fundo, apesar das brigas, a gente sempre se ama.
    Bom carnaval!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Você escreve muito bem! O da borboleta é o mais lindo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei, Xará. Delicadíssimos os três textos.

    Beijão e ótimo finde procê,

    Bela - A Divorciada

    PS: Quer outra dica de filme? "Educação" é maravilhoso. A protagonista tem 16 anos, vc vai gostar.

    ResponderExcluir
  8. esse filme "Educação' está na minha bolsa e toda vez que vou 'praí' ele vai comigo...e ainda não assistimos! nas minhas férias levo de novo!
    um beijo

    ResponderExcluir