domingo, 13 de setembro de 2009

Precisar.

"Precisar é sempre o momento supremo. Assim como a mais arriscada alegria entre um homem e uma mulher vem quando a grandeza de precisar é tanta que se sente em agonia e espanto: sem ti eu não poderia viver."
Clarice Lispector. 


Precisar: Ter necessidade de, carecer.

O que a frase "preciso de você" quer dizer o que exatamente? Que a pessoa em questão necessita de mim? Para que? Por que? Ouvi isso de várias pessoas diferentes, e quanto mais penso nas razões de cada uma para me dedicar tal frase, mais difícil fica de entende-la.
Quando é que a gente se dá conta de que precisa de alguém? A certeza pode vir no momento em que se acha impossível deixa-lo se soltar dos nossos braços, ou quando ao acordar as 3 da manha, tocando o espaço ao lado na cama, perceber que está vazio. Quando ao ouvir aquela música, notar que a melodia não faz mais sentido sem o cantarolar do outro. Esses momentos, nos fazem sim, ter a certeza do quanto se precisa daquela companhia.
Talvez tenha tido esses momentos, ainda há pouco. E por falta de coragem ou talvez até de oportunidade, creio que demorarei a conseguir te dedicar tais certezas das quais eu falo. Mas eu sonho. Sonho com o dia em que vou chegar perto de ti, como quem não quer nada, e dizer ao pé do ouvido "Eu preciso de você". E nesse momento, não importa o que diz Clarice, e nem quantas definições existam no dicionário, nenhuma delas será suficiente.

Um comentário:

  1. "Precisar"

    Precisar é muito perigoso e ao mesmo tempo é uma das palavras que mais transmitem sinceridade. Dizer que precisa é mais que um desabafo, é quase como assumir uma fraquesa... O perigo está ao ouvir esta palavra. Precisar necessita de um complemento que nem sempre é dito. Precisar estar perto? Precisar estar longe? Precisar de sonhos ou precisar não te-los?
    Precisar é sempre "um momento supremo". Seja como pergunta ou resposta...


    Gostei muito do texto... Concordo com a Clarisse, com o dicionário e com quantas definições possam existir.

    ResponderExcluir