sábado, 18 de abril de 2009

Comecemos com uma pergunta simples: Você já julgou alguém antes mesmo de conhecer? Se alguém responder que não, estará mentindo. Todos nós sabemos que fazemos isso o tempo todo. Julgamos, difamamos, não gostamos e ponto final. Ok, vamos simplificar, sabe quando somos crianças e odiamos espinafre (adoro metáforas com comida) sem nem mesmo ter colocado um deles na boca? Pois é, finja que pessoas são espinafres. As vezes, nós não gostamos da aparência de alguém, e nem nos preocupamos com o conteúdo do mesmo. Colocamos em nossa cabeça que não gostamos dele (a), que ele(a) é sem graça, metido(a) sem noção e não tem nada a ver conosco. É preciso tomar cuidado, as vezes a vida não nos da oportunidade de mudar nossos conceitos e nunca se sabe o que pode ou não acontecer.
Mas suponhamos que você tenha sorte, e a vida te dê essa oportunidade. O que exatamente acontece? Você conhece a pessoa, descobre que ela é super legal (e até parecida com você) e se torna melhor amiga dela? Não é bem assim. As vezes a pessoa é realmente uma chata, sem noção, que você não iria gostar nem que fosse da família. E as vezes, a pessoa é até legal, mas você não consegue gostar dela, não sabe exatamente porque, mas a tal pessoa simplismente não 'desce'. Porque isso acontece? Eu também não sei. Na verdade, se eu soubesse, até daria um jeito de gostar de algumas pessoas que eu não vou com a cara, só pra facilitar sabe? Mas não posso, ainda sou a Isabela, um ser humano, incapaz de responder à essa e outras milhões de perguntas. Alguém que julga, que as vezes se arrepende, as vezes não e que talvez esteja só esperando que alguém novo entre em sua vida, para que ela possa tentar conhecer, e depooooois julgar.

ps1: Se eu conseguisse, não julgaria ninguém, mesmo depois de conhecer.
ps2: Eu odeio espinafre.

5 comentários:

  1. eu gosto de espinafre asduhdasdas

    adoro os seus textos tb izaa

    soh q eu quase nunca entro no blog. vc sabe como eu sou preguiçoso neh XDD

    mas eu leio tdo no seu qdo eu entro, tipo agora eu li tdo dsd janeiro asduhuhdas

    brigado =*

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito - e uso isso como meu álibi - que nós humanos fazemos isso como mecanismo de defesa. Seja por defesa do que for, pré-julgamos para que se um dia a gente descobrir que o nosso pré-julgamento era correto, a gente nao sofrer com a decpção - afinal, não esperávamos coisas boas dessa pessoa!
    Agora o porquê de continuarmos não indo com a cara mesmo quando se mostram legais eu não entendo.. Acontece comigo também. Deve ser coisa de outra vida, só isso me parece explicativo.

    Vai saber :)

    ResponderExcluir
  3. (adoro metáforas com comida)HAUHAUUAHUA por que será não ? êÊ TORÃO, não nega a nossa raça! Ah Isita, seus textos são lindos *-*

    ResponderExcluir
  4. Aquele dia que conversamos da Jú você não me disse que escrevia..hunfes...
    e escreve muitíssimo bem...muito bom esse texto sobre (pré-)julgamentos...
    Realidade cotidiana que nos assolam sem ao menos percebermos...
    Quer que eu te conte um segredo?
    Eu te julguei quando te vi a primeira vez! E errei...
    Nem sabia que você escrevia...rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Não sei te dizer se pré-julgamento é uma coisa boa ou ruim. Mas posso dizer que ele muitas vezes te salva de infinitas roubadas. Por mais que você pense que perdeu chances de conhecer pessoas legais, você também escapou de conhecer pessoas escrotas. No fim das contas, fica tudo quite ahauhauahuhauahauhauahau

    ResponderExcluir